Por que o livro é um presente no Brasil?
Muitas pessoas, seguramente, podem estranhar o fato de o item Livros ser considerado um presente. Mas, por que o livro é um presente no Brasil?
Logo de início, podemos lhe assegurar que há mais de uma resposta para essa pergunta.
Podemos prosseguir com outra pergunta: você conhece alguma pessoa que prefira dar livro de presente, em vez de perfumes, relógios, roupas, bijuterias ou outro item qualquer?
Muitos fatores tornam o livro um presente valioso no Brasil
Por diversos fatores, livro virou artigo de luxo no Brasil. Muitos consideram o livro caro demais. E não tiramos a razão dessas pessoas, por alguns motivos.
O primeiro é o fato de a produção do livro impresso ter custos altos. E uma das razões é o preço do papel, com matéria-prima importada.
Outro motivo relevante é o baixo poder aquisitivo de imensa parcela da população.
Baixa renda está entre as razões de o livro se tornar um presente raro
Num país onde tantas pessoas não têm sequer dinheiro para se alimentarem, fica fácil entender por que livro é um presente no Brasil.
É até mesmo um presente diferente porque, em grande parte das vezes, é inacessível, embora seja um bem precioso. Ou alguém pode duvidar da importância dos livros?
Versão digital pode ser mais acessível, mas precisa de incentivo
Existe a alternativa do livro em versão digital, em que o custo de produção é mais baixo.
E isso ocorre, entre outros fatores, exatamente por não haver a necessidade de impressão em papel.
E, certamente, temos que acrescentar mais um motivo: a leitura de livros digitais está entre os hábitos que ainda precisam ser mais incentivados. Isto, apesar de suas inúmeras vantagens.
Baixa qualidade de ensino leva o brasileiro a ler muito pouco
Não podemos nos esquecer de mencionar, também, a falta de hábito de leitura por parte da população. E isso serve tanto para o livro impresso como para o livro digital.
Como quase tudo na vida, mais uma vez isso decorre de inúmeros fatores.
E, entre os principais, está a baixa qualidade do ensino.
Essa é uma realidade que torna mais fácil entender por que o livro é um presente no Brasil. Um presente valioso, em todos os sentidos.
Hábito de leitura tem que ser cultivado desde cedo
Para que alguém se torne um leitor assíduo, é preciso criar o hábito de leitura, antes de tudo. E muitas escolas transformam a leitura numa atividade chata, porque induzem os alunos a lerem sobre algo que eles ainda não têm interesse.
Para se criar esse hábito, é necessário que as pessoas comecem a ler sobre temas que realmente sejam de seu interesse. Adquirido o hábito, passarão a se interessar em ler sobre tudo que lhes caia na mão.
Sistema educacional deficiente torna a leitura chata e difícil
O sistema educacional ineficiente acaba, também, transformando o hábito de leitura difícil por situar a atividade, tantas vezes, como algo chato, difícil de entender, ou de caráter demasiadamente intelectual.
Lembramo-nos, para ilustrar essa situação, da entrevista concedida, certa vez, pelo hoje falecido escritor João Ubaldo Ribeiro.
João Ubaldo: “Nem eu entendo o que querem que os alunos entendam”
Autor de grande sucesso, Ubaldo Ribeiro contou que teve um dos seus vários livros incluído numa prova de vestibular. Mas as perguntas eram tão indecifráveis que nem ele sabia respondê-las.
Segundo o próprio escritor, transformaram o seu livro, de fácil entendimento, num verdadeiro emaranhado de conteúdo extremamente complexo.
“Nem eu, que sou o Autor, conseguia responder às perguntas”, enfatizou ele nessa entrevista.
Crie o hábito de leitura entre seus filhos como atividade lúdica
Contribua para mudar esse panorama. Se você tem filhos, crie o hábito de leitura entre eles, mesmo que ainda estejam concentrados em outras atividades.
A propósito, a época em que vivemos até é bem propícia para isso. Porque, com a popularização da internet, crianças e jovens já estão familiarizados com um recurso que facilita o interesse pelo livro digital.
Acostumados a ficar horas seguidas acessando celulares, tablets e computadores, já têm familiaridade com a linguagem e os recursos digitais.
Então, estamos diante de um cenário que facilita o interesse pelo e-book como forma de consumir boa literatura.
Deixe, primeiramente, que passem a gostar de ler. Ou seja, que criem o hábito de leitura, de forma não apenas instrutiva como também saborosa, realmente lúdica.
Crianças podem se tornar grandes leitoras se forem acostumadas desde cedo
À medida em que forem crescendo, seguramente passarão a querer ler sobre todos os assuntos. E se tornarão adultos com muito mais cultura, o que se transformará num diferencial importante, inclusive no mercado de trabalho.
É uma condição preciosa para se tornarem pessoas de sucesso, ou seja, direcionadas a um dos nossos focos em nosso site de livros digitais.
Lobato sempre deu a receita de como se tornar grande um país
Como dizia Monteiro Lobato, que escrevia principalmente para crianças, “um país se faz com Homens e Livros”.
Homens aqui, certamente, entendido como uma expressão abrangente, no sentido de humanidade. Porque, obviamente, as mulheres se mostram cada vez mais merecedoras de exercerem um papel de destaque na sociedade.
Nosso site vai ter livros para crianças e adolescentes?
É uma excelente pergunta, que os próprios frequentadores de nosso site podem responder.
De início, podemos dizer que grande parte do nosso conteúdo se direciona a um público, digamos, mais amadurecido.
No entanto, não podemos negar que, exatamente em consequência dessa grande expansão da internet e das facilidades para acessá-la, crianças e jovens têm demonstrado, obviamente, muito mais maturidade hoje do que em tempos passados.
No nosso site você vai entender por que o livro é um presente no Brasil
Uma coisa podemos garantir aos nossos visitantes e frequentadores de um modo geral: o conteúdo dos nossos e-books jamais irá agredir a dignidade e a possível inocência das crianças e dos adolescentes eventualmente imaturos.
Porque, é óbvio, mesmo tendo saído da fase da infância, as pessoas passam por etapas diversas de amadurecimento.
Há crianças de 10 ou 11 anos, por exemplo, que – eventualmente – podem apresentar um nível de conhecimento e maturidade maior do que os que alcançaram idade um pouco mais avançada.
Ainda assim, podemos garantir que pornografia e qualquer tipo de incitamento à violência estão entre os itens que, seguramente, irão ser mantidos afastados de nossas publicações.
O nosso público pode ficar tranquilo: nossa filosofia é a de lutar por uma humanidade que faça jus ao nome, numa época em que tantas mensagens e imagens negativas ainda se mostrem tão frequentes no Brasil e no mundo.
Vamos quebrar essa corrente, para tornar as pessoas mais conscientes, instruídas, esclarecidas e, em última análise, mais felizes.
E você, o que acha de tudo isso? Deixe aí embaixo o seu comentário.
Sobre o Autor
0 Comentários