Banana, bom para praticamente tudo

Thumb Banana, bom para praticamente tudo

Banana, bom para praticamente tudo

Sabe-se que para manter uma alimentação equilibrada é necessário um consumo diário e balanceado de nutrientes. Entre eles encontram-se as vitaminas e os minerais, que estão amplamente presentes nas frutas e nas verduras.

A banana, também conhecida como pacoba, é uma fruta encontrada em várias partes do mundo. Rica em nutrientes benéficos para a saúde, pode auxiliar na prevenção e no  tratamento de diversas patologias e enfermidades de origens diferentes.

Banana é bom para que?

  • banana x pressão alta

 

Um dos principais componentes da banana é o potássio. É importantíssimo, pois auxilia no equilíbrio de sódio no organismo e reduz a pressão arterial e a quantidade de fluidos no corpo.

Em uma fruta média encontra-se cerca de 500 mg de potássio e apenas 1 mg de sódio. Isso é ótimo.

banana

Benefícios para a digestão

 As bananas possuem altos índices de fibra alimentar e probióticos. Tais nutrientes auxiliam na melhora do trânsito intestinal e na manutenção das bactérias benéficas no trato digestivo. Por isso, problemas intestinais e de constipação podem ser facilmente evitados com o consumo frequente da fruta. Uma alternativa é associar o consumo da banana à aveia. Com isso, aumenta-se a ingestão de fibras em uma mesma refeição.

Ao contrário do que se pensa, o consumo da banana durante a diarreia é benéfico e auxilia na manutenção do equilíbrio de eletrólitos no corpo, além de fornecer uma quantidade adequada de potássio.

Benefício para os ossos

A banana  contém oligossacarídeos. Eles auxiliam na absorção de nutrientes essenciais, como cálcio e magnésio, ajudando na manutenção e no fortalecimento dos ossos, além de promover a melhora da densidade óssea no corpo.

Benefícios para a visão

A fruta contém alfa e betacaroteno e Vitamina A, que ajuda na proteção da retina dos olhos, além de prevenir a degeneração macular relacionada à idade.

 banana e outras frutas

Benefícios psicológicos

 O potássio presente na fruta é conhecido por ser um mineral combatente do estresse. Além disso, a banana contém triptofano, que, depois de metabolizado, é convertido em serotonina pelo organismo. A serotonina atua como um relaxante natural, combatendo o estresse e melhorando o humor.

Banana x dieta e  deficiências de ferro

A banana tem baixo índice de calorias e também baixo índice glicêmico, além de auxiliar na saciedade devido à grande quantidade de fibras em sua composição. Logo, é um ingrediente que pode ser consumido por pessoas que desejem perder peso ou manter uma alimentação equilibrada.

A anemia pode ser evitada ou melhorada com seu consumo, pois a fruta é rica em ferro, que auxilia na produção de hemoglobina.

Contribuição voluntária de: http://www.ativasonline.com.br/

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