Má administração das finanças pode causar problemas de saúde

Thumb Má administração das finanças pode causar problemas de saúde

Má administração das finanças pode causar problemas de saúdeDor de cabeça, enxaqueca, ansiedade, insônia, estresse excessivo,  irritabilidade e isolamento social estão entre os principais problemas de saúde que acometem  pessoas que possuem problemas financeiros.

Quem nunca perdeu uma ou mais noites de sono tranquilas devido à preocupação com endividamentos, contas para pagar e falta de dinheiro? Está é uma situação frequente, e que atinge muitas famílias que passam por dificuldades financeiras.

Pessoas que estão com o nome sujo, que possuem grandes dívidas e se encontram sem perspectivas de sanar suas pendências econômicas, estão mais vulneráveis a contraírem problemas de saúde.

riq 2Um estudo realizado nos Estados Unidos pela Associated Press-AOL Health demonstrou que doenças como úlcera, depressão profunda e males cardiovasculares (ataque cardíaco) podem estar diretamente associados a endividamentos e a outros problemas financeiros.

Outra pesquisa recente que aponta os danos dos transtornos financeiros à saúde foi realizada por  entidades  de defesa do consumidor de cinco países e divulgada pelo PROTESTE Associação dos Consumidores.

Segundo o estudo, os brasileiros apresentam mais sintomas de doenças consequentes de dificuldades financeiras do que os europeus, que lidam com resquícios de uma grave crise econômica.

O levantamento evidencia que brasileiros que enfrentam uma difícil situação econômica consomem mais medicamentos ansiolíticos e antidepressivos, cerca de 30% a mais do que os países europeus que foram pesquisados, entre eles, a Espanha, onde o percentual chega a 29%; Itália, 18%, e Bélgica, 17%. Apenas Portugal, com 33%, superou o percentual do Brasil.

A lista de problemas de saúde associados às dificuldades financeiras é extensa. Além dos males já citados, foi verificada a ocorrência de problemas digestivos, tensão muscular, dificuldade de concentração, baixa auto-estima e alto nível de estresse.

Se você se encontra endividado e com dificuldades financeiras, procure ficar atento à sua saúde. Ela é o mais importante nesta situação. Os problemas econômicos podem ser resolvidos com planejamento ao longo do tempo; já sua saúde, não! Sem saúde, não é possível lidar com nenhuma dificuldade ou adversidade que a vida nos apresente.

riq 3Nessa fase, parece que jamais conseguiremos sanar nossas pendências econômicas, mas procure manter a paciência e, principalmente tenha determinação e foco. Toda situação, por mais complexa que pareça, é reversível, quando temos saúde para lidar com ela.

Seguem algumas dicas para pessoas endividadas: conheça bem seus hábitos de compra, distribua de maneira mais eficiente seus ganhos mensais, mantenha-se obstinado em seu trabalho, acredite em si mesmo e em sua capacidade profissional, planeje e analise suas ações antes de agir por impulso. Cuide de sua saúde, pois ela é o bem mais valioso que você possui!

Contribuição de Karina Silva Farias

http://www.saredrogarias.com.br/



Envie seu comentário:

Você também pode gostar: