Programas avançados e profissionais que você pode usar sem pagar

Thumb Programas avançados e profissionais que você pode usar sem pagar

Programas avançados e profissionais que você pode usar sem pagarProgramas avançados e profissionais que você pode usar  gratuitamente estão aqui.

Todos eles são para edição de vídeos. E o melhor de tudo: estão em versões que não ficam nada a dever aos programas profissionais pagos.

Cada um deles tem suas características próprias, mas podemos garantir que você terá condições de editar seus vídeos de forma profissional, com recursos avançados.

Há os que exigem registro apenas para o download. Mas, de um modo geral, os recursos disponíveis nas versões gratuitas diferem muito pouco em relação ao mesmo programa em versão paga.

Você trabalha em grandes estúdios?

Os recursos das versões pagas geralmente são necessários apenas nos grandes estúdios ou para edições altamente sofisticadas. Portanto, nada irão influenciar na hora de você fazer um vídeo bem editado para postar no YouTube, por exemplo. Em resumo: as versões gratuitas atendem plenamente ao que lhe interessa.

Programas avançados e profissionais que você pode usar sem pagar

Aproveite enquanto é tempo, pois nunca vimos uma época em que há tantas opções gratuitas disponíveis de programas de edição de vídeo profissionais.

Se você aceita uma sugestão, veja o que recomendamos: caso você tenha um computador de boa qualidade, com um bom processador, no mínimo 8 GB de memória RAM (recomendamos fortemente 16GB) e espaço suficiente no HD, baixe todos os programas e escolha aquele que você achar melhor para o seu caso.

Mas leia isto antes de baixar tudo

Essa recomendação para baixar tudo não deve ser entendida ao pé da letra. Se você não conhece nenhum dos programas, pode até ficar com vontade de fazer isso.  Afinal de contas, na hora de fazer uma edição de vídeo, até a interface do programa tem influência.

Mas leia isto antes de baixar tudo

Mas se você já conhece algum de sua preferência, já conhece o seu funcionamento ou já leu bastante sobre o programa, só vai precisar baixar todos se tiver mesmo curiosidade de conhecê-los. Como você já deve saber, não existe exatamente um programa melhor. O melhor é aquele ao qual você mais se adapta, pois todos os que estão na lista a seguir são excelentes opções.

Baixe à vontade

Estamos apresentando os principais programas a seguir, apenas detalhando as características básicas e fundamentais. Já é o suficiente para ajudar na escolha. Mas se você quiser experimentar tudo na prática, o melhor é baixar e testar.

Afinal, como já dissemos, é tudo grátis.

Shotcut

ShotcutO Shotcut é um programa simpático que você pode usar com interface em Português e que lhe oferece a opção de mudar a cor de fundo do preto para um tom bege ou o fundo branco. Os vídeos a serem editados podem ser arrastados para o programa ou incluídos mediante os controles do programa, como você prefe

Clique na imagem para fazer o download

Clique na imagem para baixar o Shotcut

É um programa open source (código aberto) e multiplataforma. Há tutoriais na internet onde você poderá aprender o passo a passo para utilizar o programa.

De todos os softwares gratuitos e profissionais desta página, é o mais simples e mais fácil de utilizar.

Clique na imagem acima à esquerda para visitar o site e na imagem à direita para baixar o programa.


Hitfilm

HitfilmAssim que você acessa o programa surge uma tela colorida pela qual você tem acesso a vários tutoriais em Inglês no Youtube, mas já é possível encontrar editoriais em Português devido ao interesse despertado por mais esse programa profissional e gratuito.

A linha do tempo (timeline) é dividida em camadas, o que auxilia na hora de incluir efeitos especiais e demais recursos proporcionados pelo editor, que lhe dá ainda a opção (que você vê à esquerda na imagem), de ir adquirindo recursos adicionais.

Uma das características do HitFilm (clique na imagem para acessar o site) que tem agradado é o fato de você poder trabalhar efeitos e não apenas editar os vídeos. Por isso mesmo, ao acessar o programa você vê na tela inicial as duas opções: composição e edição, o que acaba dando na mesma, porque você pode trabalhar com as duas opções ao mesmo tempo.

Aliás, pela sua versatilidade o HitFilm tem sido considerado uma ótima opção para quem não gosta, não quer ou não pode (pelos preços da Adobe) trabalhar com o After Effects, que também é mais difícil de usar do que o HitFilm.

Clique na logomarca para baixar o programa

Clique na logomarca para baixar o programa

No Hitfilm é possível renderizar o vídeo ou então subir o arquivo diretamente para o Youtube dentro do próprio programa, dependendo do que você preferir, é lógico.

É possível baixar a versão grátis acessando pelo Twitter, Facebook ou Google+.


DaVinci Resolve

DaVinci ResolveSabemos que o trocadilho é infame e até manjado, mas não resistimos: o DaVinci é outro programa profissional que resolve o seu problema de edição. E é compatível com Windows, Mac e Linux.

Correção de cor é o grande diferencial do DaVinci Resolve (clique na imagem para acessar o site do programa), mas é preciso ressaltar que ele é hoje considerado um excelente programa entre os especialistas não apenas por essa característica. Aliás, esse potencial em relação à cor é caracterizado pelo fato de o Resolve ter surgido originalmente como uma ferramenta de edição de cores para vídeos e depois acrescentou a edição.

Ele chega a disputar com algumas vantagens, segundo muitos especialistas, com o Premiere Pro, da Adobe, que é pago. Mas se você tem um computador que não suporta programas que exigem bom desempenho da máquina, certamente não vai conseguir trabalhar com o Resolve.

Esse, na verdade, é o único quesito ao qual você precisa dar sua maior atenção, porque, em matéria de qualidade como editor de vídeos e trata

Faça o seu cadastro e baixe o Resolve grátis

Faça o seu cadastro e baixe o Resolve grátis

mento de imagens, o Resolve não deixa nada a desejar mesmo na edição gratuita, que dispõe de todos os recursos para uma excelente edição.

E para quem não gosta de interface em Inglês, o Resolve já dispõe ao menos da opção em espanhol na versão 12.5 e na versão 14 Public Beta, a mais recente até a elaboração deste post. Pelo sucesso que vem alcançando o programa, certamente ele receberá novas melhorias progressivamente.

Para baixar, faça um cadastro rápido, que não depende de aprovação. Em seguida você já pode fazer o download. Clique na imagem a seguir para ser direcionado.


Lightworks

LightworksO Lightworks, programa que pode ser instalado em Windows, Mac e Linux (clique na imagem), passou por boas alterações em sua versão mais recente, o que inclui a sua interface, que na versão anterior era um pouco complicada. E também já foi parcialmente traduzido para o Português, mas é um programa tão festejado que na internet você encontra profissionais que se encarregaram de disponibilizar arquivos para ampliar significativamente essa tradução, de modo que o idioma deixou de ser um obstáculo para quem quiser utilizá-lo de forma profissional em suas edições.

O download você faz gratuitamente após o cadastro

O download você faz gratuitamente após preencher o cadastro

A história do Lightworks é o seu principal cartão de apresentação: por duas décadas e meia ele foi utilizado como o programa de destaque na edição de filmes de Holywood. Você encontra essa referência logo na página de abertura do programa na internet, que cita entre esses filmes os seguintes títulos: The Wolf of Wall Street, LA Confidential, Pulp Fiction, Heat, Road to Perdition, Hugo e The King’s Speech.

O lançamento da versão 14.0 já está disponível e a apresentação resume tudo: “Se você precisa fazer um vídeo para redes sociais, YouTube ou para um projeto de filme 4K, a Lightworks torna tudo possível!”.

É  necessário apenas você fazer um cadastro para baixar a versão gratuita do programa.

OBS: Se você não possui uma máquina bastante robusta, não tente usar o Lightworks. Na primeira tentativa o seu PC vai travar.

Envie seu comentário:

Você também pode gostar:



Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE