Sol é indispensável à saúde. Não tenha medo do Rei

Thumb Sol é indispensável à saúde. Não tenha medo do Rei

A natureza é sábia e só faz mal quando o ser humano abusa dela ou não sabe valer-se dos seus benefícios.

Nesse quesito, um dos maiores mitos que cercam a humanidade é a fuga ou até o pavor quando o assunto é o rei sol. Não estamos falando em chegar à praia ou ao clube lá pelas 10 da manhã e ficar “de cara para o sol” durante uma ou duas horas seguidas e depois permanecer escaldando até lá pelas 4 da tarde.

Mas saiba que tomar banho de sol por 20 minutos diários (ou pelo menos 3 vezes por semana) é, sim, muito saudável. E por uma razão muito simples: com isso você permite que seu organismo produza a vitamina D, indispensável à absorção do cálcio pelo organismo para evitar osteoporose e outros males muito graves decorrentes da descalcificação.

Soluções enganosas que roubam sua saúde

É isso mesmo: não adianta ficar ingerindo suplemento de cálcio, como muita gente imagina, sem a vitamina D3. E há necessidade, ainda, outro elemento que falta a praticamente todo ser humano: o magnésio. Raios solares, vitamina D3 e magnésio formam o trio ideal para manter a saúde dos ossos e do organismo de um modo geral.

A vitamina D3, que na verdade é um hormônio, consiste num precioso auxiliar na absorção do cálcio. Já o magnésio concentra o cálcio onde ele deve estar (nos ossos) e o elimina de onde ele não deve estar (nas artérias, por exemplo).

Abuso é que faz mal. O Rei, não

Com a grande incidência do câncer de pele, decorrente não do sol, mas do abuso do sol, muitas pessoas fogem do Rei Sol como o diabo da cruz e tomam verdadeiros banhos de protetor solar.

Sol é indispensável à saúde. Não tenha medo do Rei

Tenha outro cuidado: nem tudo o que é fabricado pela indústria farmacêutica está isento de riscos. Muito pelo contrário. Se for usar protetor solar, seja criteriosa e criterioso na escolha. Muita gente hoje apela sempre para o mais barato, mas, como diz o ditado, às vezes o barato sai caro.

Não tome banho

Assustou-se com a recomendação? Calma, vamos explicar. Quando você toma banho de sol (não se esqueça: 20 minutos é o suficiente) seu organismo produz a indispensável vitamina D, que fica na superfície de sua pele e vai sendo absorvida aos poucos pelo organismo.

Portanto, nada de tomar banho de sol e sair correndo para debaixo do chuveiro. De nada vai adiantar ter tomado sol, pois a água e o sabonete vão remover toda a vitamina de sua pele antes de ela ser absorvida pelo organismo.

Espere pelo menos duas horas (ou bem mais, se possível) antes de ir para o chuveiro. Seu organismo agradece.

A questão é que muitas pessoas produzem muito suor com facilidade (isso também recomenda uma visita ao médico). Mas se você é uma pessoa que não costuma suar em excesso, tomar banho de sol por cerca de 20 minutos não vai impedir que você se dedique a outras atividades.

Magnésio, uma preciosidade desprezada

Em relação ao magnésio, o que ocorre é o seguinte: ele estaria no sal. É isso mesmo: estaria. Mas a indústria, para possibilitar que os pacotes de sal permaneçam nas gôndolas dos supermercados por muito tempo, extrai o magnésio do sal, pois ele vai se liquefazendo aos poucos e isso inviabilizaria sua venda.

Segundo os estudiosos, praticamente todas as pessoas têm deficiência de magnésio, cujos benefícios são amplos e seguros. Consulte seu médico (se ele entender de nutrição, pois esse conhecimento nem sempre faz parte da formação do médico) para saber qual é o tipo de magnésio que você deve ingerir.

Existe o cloreto de magnésio e o magnésio quelado, por exemplo. São fáceis de achar e, acredite, de fundamental importância para a boa saúde.

Os mais fáceis de absorver

Os minerais quelados são compostos orgânicos cuja absorção pelo organismo é mais rápida.

Em princípio, não há contra-indicações ao ingerir o magnésio, pois, como já foi dito, quase todo mundo tem carência desse importante mineral.

Mas uma consulta ao médico pode fazer com que você verifique, por exemplo, por intermédio de exames, qual é o seu grau de deficiência, entre outras informações.

Sabe o que ocorre? A campanha contra o sol às vezes é tão agressiva e enganosa que as pessoas não sabem, de um modo geral, que muitos países adotam a chamada terapia do sol.

Médicos que não estudam

A questão é que os médicos passam vários anos nas universidades, mas são poucos, ou na verdade quase nenhum, os que se dedicam aos estudos sobre nutrologia. Entendem muito de coração, de fígado, de estômago, ou até de uma parte desses órgãos. Mas não entendem nada de alimentos.

Agora, me diga com sinceridade: é possível menosprezar a importância da alimentação? Mais do que isso: é possível ognorar que boa alimentação significa muito mais chances de manter uma boa saúde? Nem é preciso responder, não é mesmo?

Pesquise mais também sobre o assunto. Informação é fundamental. As fontes de informação hoje são inúmeras e muito variadas. Mas, infelizmente, pouco utilizadas por uma parcela imensa da população.

Envie seu comentário:

Você também pode gostar:



Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE