Você quer o melhor para os seus filhos? Então leia

Thumb Você quer o melhor para os seus filhos? Então leia

Você quer o melhor para os seus filhos? Então leia

Este título tem um duplo sentido.

Em primeiro lugar, trata-se de um alerta para os pais que leem pouco. Ou quase nada.

Sim, porque hoje no Brasil o índice de leitura é baixíssimo. E isso tem grande influência em toda a família, você sabia?

O segundo sentido que esse título quer dar diz respeito ao fato de que você pode estar equivocado ou equivocada em relação a como encaminhar os seus filhos, caso seja dessas pessoas que leem pouco e que se informam pouco. Ou quase nada.

Os pais, queira você ou não, são uma referência para os filhos. Qual a imagem que um pai transmite ao filho se a cada pergunta que o filho faz recebe a resposta de um pai ignorante, que demonstra não ter nenhum conhecimento?

Muitas vezes é difícil ter a exata ideia do conhecimento de uma pessoa. No entanto, a ignorância é facilmente detectada.

Que tipo de pai ou mãe você é?

A segunda parte dessa reflexão diz respeito a como os pais educam os filhos em relação à escola.

Para eles, o que importa em primeiro lugar é que o filho traga para casa um boletim cheio de notas altas. Mas o que os pais fazem para obter isso?

Depende. E ninguém pode negar que a diferença de orientação entre um pai com conhecimento e um pai ignorante é abissal.

Um pai ignorante irá cobrar resultados mesmo que não tenha contribuído em nada para esses resultados. Ou até atrapalhado.

Um pai com conhecimento haverá de encontrar mecanismos que incentivem e facilitem esses resultados.

Um pai ignorante é desorientado. Um pai com conhecimento orienta.

Pode não ser a regra, mas as exceções são raríssimas.

Líderes ou liderados?

Um pai com pouco conhecimento e que tenha uma condição financeira instável ou desvantajosa estará interessado em dizer ao filho que ele deve estudar muito e tirar notas boas para conseguir um bom emprego.

E quando isso não acontece normalmente o resultado são punições e até surras.

Um pai com conhecimento e que tenha uma condição financeira satisfatória orientará o filho a produzir riqueza por si para que esse possível ganho não dependa sempre do patrão.

Porque um patrão não estará interessado em tornar o empregado rico, mas sim a si mesmo, com o trabalho do empregado.

Um pai com conhecimento procurará formar líderes. Um pai ignorante aumentará a quantidade de liderados. Ou até de subjugados.

Esse círculo vicioso se alimenta há várias décadas, ou há séculos, no Brasil, o que só vem aumentando os índices de desigualdade social.

O sistemão não vai ajudar você

É lógico que essa roda dispõe de um poderoso impulsionador, que muitas vezes se mantém na penumbra para os ignorantes, que não conseguem compreendê-la ou decifrá-la. E aí surge um dilema que vale para essa situação: Decifra-me, ou te devoro. E os ignorantes acabam sendo devorados.

A estrutura de poder e riqueza está fortemente estruturada para manter o status quo. Que nunca será decifrada por uma nação de ignorantes. Resulta disso a estagnação.

Nosso sistema educacional ultrapassado, que pouco valoriza o conhecimento, reforça essa estrutura perversa. E esse reforço é feito pelos dominadores, que desejam exatamente manter a produção de liderados e de subjugados. Desde que não sejam seus filhos.

É um sistema que não alimenta o gosto pelo saber, a única mola propulsora realmente eficaz para um bom resultado no aprendizado e na conquista desse saber.

Então, vem o alerta aos pais: para preparar seu filho, comece pela sua educação.

Porque, do contrário, você terá dificuldade até de explicar a seu filho o significado do conhecimento.

E continuará querendo apenas notas altas. Mesmo que o seu filho se valha apenas da famosa cola para obter isso e escapar das reprimendas.

O que o tornará tão ignorante quanto você.

E não conte com a ajuda do sistema para melhorar a situação. Sim, a diferença de oportunidades é imensa e injusta. E o chamado sistema não vai querer mudar isso.

Então, informe-se. Esforce-se. E prepare-se para formar líderes, e não liderados e subjugados.

Você pode optar por assistir ao vídeo em nosso canal. E AQUI você conhece o nosso site Sucesso e Fortuna.

Envie seu comentário:

Você também pode gostar: