Domine o Português sem precisar estudar gramática
Quem gosta de gramática? Ninguém. Ou quase ninguém, certamente. Este é o ponto de partida do livro digital para que você domine o Português sem precisar estudar gramática.
Gerson Menezes e Dâmares Vaz reuniram toda a experiência que têm como jornalistas veteranos, em contato diário com o Português e com os veículos de comunicação, para lançar essa proposta inovadora.
Domine o Português e não erre mais no dia a dia
Foram muitos anos de pesquisa, reunindo os erros mais comuns do dia a dia, para explicar por que esses erros são cometidos e como é simples evitá-los, mesmo sem o domínio de regras gramaticais.
A língua portuguesa, aprende-se nesse livro digital, possui uma lógica, uma sonoridade e uma construção a partir de estruturas de coerência quase que aritmética, diz Gerson Menezes.
Além disso – prossegue – existem pequenos truques que permitem acertar, em grande parte das vezes em que se tem alguma dúvida.
E são pequenos macetes que desafiam o ditado segundo o qual toda regra tem exceção. No caso desses pequenos truques, “sempre dá certo”, diz ele.
E isso possibilitará que qualquer dos leitores do e-book domine o Português sem precisar estudar gramática.
“Do meu ponto de vista sobre como deveria ser a nossa relação com o nosso idioma – enfatiza Dâmares Vaz – confesso que recorrentemente tenho dificuldade de entender por que os brasileiros resistem tanto em escrever – e em falar – corretamente o Português.”
Dâmares vai ao cerne da questão ao citar as deficiências do sistema educacional brasileiro, “que tornam o ensino árido, tantas vezes”.
A visão é compartilhada pelo parceiro na produção do livro digital.
Gerson gosta de citar como exemplo uma entrevista que assistiu há alguns anos, do hoje falecido escritor João Ubaldo Ribeiro, um dos mais prestigiados romancistas brasileiros modernos.
João Ubaldo contou que, certa vez, um dos seus livros serviu de base para uma prova de vestibular. Mas as questões eram tão complexas e os elaboradores da prova complicaram tanto, “que nem eu, que sou o autor, saberia responder”.
Dâmares e Gerson são taxativos: para escrever bem, é preciso ler. Mas o hábito de leitura é raro no Brasil porque, em primeiro lugar, os livros impressos são muito caros.
A segunda questão é que o ensino deficiente acaba transformando em algo insuportável o ensino do idioma. E quando o assunto é literatura, então, nem se fala.
Menezes cita que, quando cursava o antigo Ginasial, teve um professor que contou em aula como transformou um aluno preguiçoso em um leitor assíduo, “que passou a ler tudo”.
Em vez de lhe recomendar livros, o professor deu ao aluno a opção de começar lendo “qualquer estilo e qualquer assunto” que fosse de seu interesse.
Ou seja: gerou nesse aluno o hábito da leitura, deixando-o livre para ler “o que quisesse e sobre o assunto pelo qual tivesse predileção”.
Criado esse hábito da leitura, o aluno se transformou num “devorador de livros”, relatou o professor.
Não é o que acontece nas escolas. São, normalmente, fornecidas listas de livros pelos quais, eventualmente, os alunos não se interessam.
E isso faz com que eles leiam “por obrigação”.
A leitura tem que ser uma atividade prazerosa. E cada pessoa, evidentemente, tem suas preferências.
Só que, criado o hábito da leitura, isso atiça a curiosidade e a pessoa passa a ler tudo o que lhe cai nas mãos.
Hábito da leitura tem que ser cultivado com alegria
A questão do custo do livro ficou resolvida com as edições digitais, que dispensam a impressão, eliminando assim o papel, que é o que – basicamente – pesa mais no custo de produção.
Quanto ao hábito de leitura, é você que tem que resolver. E vai perceber, em pouco tempo, o quanto vale a pena.
E o e-book “Domine o Português…” não se resume a tópicos, pois inclui também alguns textos interessantes. E, ao adquiri-lo, você ganha outro e-book que vai lhe ajudar a ser, além de um leitor assíduo, também um escritor, se você quiser entrar para o time de bestsellers… Quem sabe o primeiro Prêmio Nobel de Literatura brasileiro?
Clique a seguir para obter mais informações e domine o Português
Sobre o Autor
0 Comentários