A história proibida que virou livro

Clique na capa e saiba mais

A professora Mary Kay Letourneau, aos 36 anos de idade, manteve relações sexuais com seu aluno de 13 anos e foi condenada a seis anos de prisão. Essa é a história proibida que virou livro. Mas vem muito mais por aí.

E não se trata de ficção. O fato aconteceu nos Estados Unidos. E teve repercussão internacional.

A história proibida que virou livro

Gerson Menezes leu essa história numa revista e, imediatamente, concluiu: “Isso dá um livro”. Era o faro de jornalista lhe mostrando que se tratava de uma história para virar manchete. Que, por coincidência, era o nome da revista que publicou a história no Brasil.

Assim nasceu Sinfonia para Justine, a adaptação livre da história real de Mary Kay Letourneau, “culpada de estupro em segundo grau, por ter um bebê com um menino de 13 anos”.

A história proibida que virou livro e repercutiu no mundo todo

Tudo isso aconteceu em Seattle (EUA). Mary Kay, que veio a falecer de câncer em 2020, era filha de John Schmitz, ex-congressista conservador da Califórnia. Ela sofria de transtorno bipolar, doença maníaco depressiva. Era casada e já tinha quatro filhos com outro homem quando se apaixonou pelo garoto.

Foi quando ainda estava casada que se tornou professora do menino com quem se envolveu, e com quem acabou tendo duas filhas, sendo que a segunda foi gerada depois que ela já havia sido presa.

Mary Kay e o jovem marido com as duas filhas

A história verdadeira que virou livro e repercutiu no mundo todo

Com repercussão internacional, inclusive no Brasil, a história verdadeira foi tema de reportagem, publicada pela extinta revista Manchete, edição 2393, de 14 de fevereiro de 1998.

Sinfonia para Justine não é um relato biográfico, mas sim a adaptação livre da história real, onde o Autor insere elementos que geram uma oportuna identificação com o Brasil e tornam o romance instigante, apaixonante, com algum clima de mistério.

O verdadeiro desfecho da história nem poderia ter sido contado no livro, que foi lançado muito antes de toda a família se transformar em destaque estrondoso nas publicações pelo mundo afora..

Depois que saiu da cadeia, em liberdade condicional, e embora estivesse proibida pela Justiça de reencontrar o garoto, Mary Kay acabou sendo flagrada dentro de um carro em companhia de seu amante adolescente. E teve que voltar para a cadeia, já grávida da segunda filha.

Impossível dispensar o trocadilho: Mary Key era prisioneira de uma paixão irresistível. Tanto que, após cumprir a pena, acabou se casando com o menino depois que ele conseguiu derrubar a proibição de se reencontrarem.

Muito depois do lançamento do livro, a história real da professora teve desdobramentos surpreendentes. Foi o garoto que tomou a iniciativa de derrubar, também por via judicial, a proibição de se reencontrar com a professora.

A história proibida que virou livro e chamou a atenção do mundo inteiro

E ainda não é tudo: casou-se com ela, permaneceram juntos durante 12 anos e se divorciaram. Mas o divórcio teria sido apenas um pretexto para o já adulto ex-aluno conseguir um emprego. Segundo ainda o noticiário, Mary Kay Letourneau morreu de câncer aos 58 anos de idade.

Na adaptação livre feita pelo Autor, esse desfecho não poderia ter sido contado, como já foi explicado. Com isso, a história proibida que virou livro acabou recebendo o selo de inspirada em fatos reais.

No livro Sinfonia para Justine foram inseridos novos elementos para atiçar a curiosidade do leitor. E a personagem principal ganha novas características, com pinceladas de sensualidade.

Na adaptação livre da história real, Mary Kay Letourneau ganha o nome de Justine. É uma jovem norte-americana criada na França, que retorna aos Estados Unidos para ir ao encontro de seu antigo amante, um viajante com quem havia iniciado relações ainda em Paris.

A história proibida que virou livro e foi acompanhada por homens e por mulheres

Mas, depois de algum tempo após retornar à antiga pátria, Justine se envolve com Robledo, dando início à sua trajetória de “perdição e tragédia”.

Paralelamente, surge o drama da “amiga de Beatriz”, namorada do Autor, o brasileiro que narra a história e que, assim, se transforma também num dos personagens.

A adaptação livre foi construída de modo a tornar a história ainda mais atraente e curiosa, com ingredientes e estilo de narrativa direcionados tanto ao público adulto como a adolescentes, que, sem dúvida, irão se identificar com muitas passagens do livro.

A história real de Mary Kay Letourneau teve explosiva repercussão nos Estados Unidos e em vários países. Basta digitar o nome dela no Google para ter uma dimensão dessa repercussão, com várias reportagens, entrevistas televisivas e vídeos no YouTube.

CLIQUE

Sobre o Autor

Gerson Menezes
Gerson Menezes

Empreendedor digital com sites e com canais no YouTube de várias modalidades, Gerson Menezes decidiu reestruturar totalmente seu antigo site PegSeuEbook para focar em livros digitais cujo objetivo principal é a motivação para a transformação na vida das pessoas. Uma de suas prioridades é motivar as pessoas a descobrirem o potencial para a conquista de uma melhor condição de vida, em seu sentido mais amplo possível. (Leia mais sobre o Escritor no Menu do Rodapé deste site)

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Solicitar exportação de dados

    Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

    Solicitar a remoção de dados

    Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

    Solicitar retificação de dados

    Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

    Solicitar cancelamento de inscrição

    Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.